sábado, 18 de junho de 2011

UM IMPACTO, UMA ATITUDE , UMA NOVA VIDA !
Seis horas da manha, Elias sai de casa  para mais um dia de trabalho , ele se  encontra em um momento especial da sua vida , logo após tirar sua habilitação , compra seu primeiro veiculo , uma moto 150 cilindradas ,para  pagar em 60 meses , essa seria o que ele chamava de “ferramenta de trabalho” ,após passar por um cruzamento movimentado já no centro da cidade , um barulho alto e tudo parece escurecer ,foi muito rápido , e quando ele tenta levantar-se para entender o ocorrido já não sentia mais suas pernas, um carro em alta velocidade cruzara o farol vermelho e  o atingira em cheio esmagando lhe  a perna esquerda e deixando a direita totalmente invalida , seu corpo todo ferido não consegue reagir , não existe nada a fazer senão esperar o socorro , algumas pessoas  ainda tentam ajuda-lo mas não conseguem, outras preferem e orientam a não mexerem nele , logo uma multidão de motoqueiros o rodeiam e assistem mais uma cena comum na cidade de São Paulo  ,  o socorro chega , o leva para o hospital , varias cirurgias são feitas , porém não há mais jeito , aquele jovem ficaria confinado a passar os restos de seus dias em cima de uma cadeira de rodas , uma perna estava invalida , e a outra já não existia mais .
Algumas semanas , Elias ainda se recupera, sua vida não seria mais a mesma , ele não aceitava ficar em cima de uma cama , aquele impacto havia mudado toda sua vida , e agora o que fazer , Elias não conseguia olhar para tudo acontecendo de cima de uma cama pelas grades de sua janela , pessoas caminhando , crianças brincando a infância que ele teve a pouco tempo onde sonhava com o momento de sua maioridade ao ver motos transitando pela cidade .
Em pouco tempo Elias começa uma nova vida , ele consegue uma cadeira de rodas e em menos de um ano se inscreve em uma frente de trabalho para pessoas especiais , sua vida passa a ser readaptada e reorganizada , novo trabalho novos amigos , agora ele já não tem mais medo de pedir ajuda , pois suas  pernas que o levavam de um lado já não são mais seu “braço forte” . No decorrer da vida ele consegue um prótese para a perna esquerda  , e até consegue com a ajuda de muletas se equilibrar e transitar pelo bairro , a vida de Elias mudou totalmente naquele farol em alguns pequenos segundos .
Esta história não é real , o que não significa que não acontece todos os dias na cidade de São Paulo , Elias é um personagem fictício , porem vários Elias são acometidos de momentos impactantes em sua vida todos os dias ,o que faz a diferença é o que acontece depois do impacto .
A.    Quando as pernas de Elias foram arrancadas de sua vida , uma vez que elas eram o que lhe sustentavam , ele tinha tudo para desistir , porem decidiu começar de novo quando percebeu que suas pernas  não eram seu braço forte .
B.    A bíblia nos relata uma história muito parecida com a desse jovem que criamos para exemplificar , ela nos conta de um homem , que devido a um  impacto teve sua vida abalada ao extremo , e  só consegue “dar a volta por cima” quando enxerga que os seus extremos ainda não eram o fim e que suas conquistas não eram o seu braço forte
Jó foi esse homem ...
Jó 1:13-19
13 - E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,
14 - Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
15 - E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
16 - Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
17 - Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
18 - Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
19 - Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

C.    Os relatos nos mostram que tudo caminhava bem na vida de Jó ...
1.    Os filhos e parentes festejavam ;
2.    Os bois lavravam e os jumentos pastavam .
... Os negócios iam bem , e Jó desfrutava disso , o que não era errado .
I.                  Mas os relato também nos mostra que A SEGURANÇA DESSE MUNDO NÃO É ABSOLUTA!
A.    O pior é que cremos no contrario , o mundo nos parece tão seguro quanto o ventre de uma mãe parece ser seguro para uma criança , num ímpeto somos tirado do ventre de nossa mãe sem nos perguntarem se queremos ou não e toda aquela segurança , aquele lugar onde nos encontrávamos encolhidos e seguros já não  pode nos proteger de mais nada , “nem do tapa na bunda do médico malvado que nos arranca para o frio e já começa com uma sessão de tortura”
B.    É, o mundo é assim o que nos garante a segurança ?  Nada!
a.    A segurança desse mundo não é absoluta, pois não somos desse mundo , ele não pode nos oferecer nada , imagine , se você fosse um embaixador de outro pais em um lugar estranho , você foi enviado em uma missão , você não pertence àquele pais ou aquele povo , portanto quem irá garantir sua segurança , não é aquele povo , e sim o seu pais de origem .Assim é conosco , nossa segurança não é garantida por esse mundo , quem nos garante segurança absoluta , é Deus , e o nosso reino é o reino de Deus , tanto na terra , quanto no céus . Mateus 6:10 - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
b.    Porem satanás conhece algumas fraquezas dos homens , e isso é nítido pois ele chega a questionar isso com o próprio Deus . Jó 1:11 - Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
c.     Ele sabe que muitos tem a sua segurança fundada naquilo que sua razão alcança, e aí eu poderia citar ...
1.    Um ventre materno ;
2.    Um veiculo novo ;
3.    Uma casa ;
4.    Ou até mesmo nossas próprias pernas , ou o nosso braço forte .
Porém a palavra de Deus nos orienta . Jeremias 17:5 - Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Aqui Deus nos alerta à uma cadeia decadente .
1º. Confiar em si próprio;
2º. Fazer da carne nossa fortaleza;
3º. E nos  afastar de Deus , nossa verdadeira segurança .
“NOSSA ÚNICA E ABSOLUTA SEGURANÇA É DEUS, PRECISAMOS DELE E ELE NÃO ABRE MAO DISSO”
Todo o salmo 118 faz menção disso mas quero que você medite comigo em alguns versículos desse salmo .
Salmos 118:6-11
6 - O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
7 - O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.
8 - É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.
9 - É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes.
10 - Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedaçarei.
11 - Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedaçarei.
14 - O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação.
I.                  Porem quando falamos sobre segurança existe uma  divisão entre  segurança local  e segurança divida , mesmo porque para a segurança que Deus nos proporciona  O QUE PARECE O FIM PODE SER APENAS UM COMEÇO!
A.    Tanto a história do motoqueiro Elias  ilustrada acima como a de Jó nos mostram isso com uma riqueza de detalhes .
a.    Satanás tenta induzir Deus a tocar naquilo que Jó tinha ... Jó 1:11 - Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
b.    Deus não o faz , mas permite que satanás o faça! Jó 1:12 - E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
c.     Satanás acredita que aquele seria o fim de Jó! Jó 1:11 - Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
d.    Deus sabia que era apenas um começo ! Jó 1:20-22 - Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21 - E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
22 - Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
e.     Quando abrimos mão da segurança que o mundo nos oferece , estamos dando a oportunidade de Deus começar um novo tempo em nossa vida , isso acontece quando aceitamos Jesus , quando depositamos por inteiro nossas alegrias , e também nossas aflições diante de Deus quando lhe entregamos nossa vida.
f.      A palavra de Deus é tão profunda nesse assunto que nos diz até que se nascemos de Deus , não vivemos mais de pecado , e satanás não nos toca . I João 5:18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
g.     Isso é um novo começo , O QUE PARECE O FIM , quando Deus está no controle É APENAS UM NOVO COMEÇO!
II.               Mas existe algo que ainda precisamos ter consciência, um novo começo não é tudo porém UM NOVO COMEÇO DETERMINA UM NOVO FINAL NA HISTÓRIA!
A.    Voltemos para história da criança pós-parto, é inevitável que ela passará por momentos de decisões para um novo começo , e quando ela nasce apesar de ter o conforto do colo de sua mãe , o que ela está fazendo é trocando a segurança de um ventre para a segurança de um colo quentinho , mas haverá  momentos que essa segurança será deverá ser trocada , ela vai crescer  e criar para si pontos de segurança , lugares onde ela terá como porto de retorno , como porto seguro .
a.     O que fará  diferença é o que ou quem é seu porto seguro .
b.    Como dizem filósofos “Quando nascemos nossa única certeza é que morreremos” ,  isso é fato , porém não é a única escolha , tudo depende de um novo começo , tudo depende onde ancoramos , onde atracamos nosso barco como um porto seguro .
c.     Começar de novo e começar bem nos dá a oportunidade de terminarmos bem .
d.    Eu poderia te dizer que ...Apesar de única certeza de um nascimento ser a morte , a grande esperança é a vida .
e.     Quando  ,   dirigimos nossa vida para o caminho certo, com certeza não chegaremos a um lugar errado , mas se permitirmos que nossa vida continue indo para o lugar errado com certeza não chegaremos a um lugar certo .
f.      Jó reconheceu isso e começou uma nova vida quando acreditou na plenitude de Deus para sua vida em meio a grandes adversidades Jó 42:1-2 - ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
2 - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
d.    Um contrates interessante  encontramos na história de Jó e de um homem que juntou riquezas em um celeiro , as diferenças foram traçadas na condução do leme do barco que leva o homem a um novo começo gerando um final diferente para um e para o outro .
e.     Para o homem que ajuntou riquezas para si próprio ...
... Uma  sentença
Lucas 12:19-20 - E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
20 - Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Para jó ...
... outra .
Jó 42:12-17 - E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.
13 - Também teve sete filhos e três filhas.
14 - E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
15 - E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
16 - E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.
17 - Então morreu Jó, velho e farto de dias.
Nisso vemos que existe um novo começo, para isso precisamos abrir mão da segurança desse mundo, precisamos crer que entregar a direção de nossa vida para que Deus  nos conduza nos a ele , nos tirando a certeza da morte , e nos gerando a esperança da vida !
Carlos Cavalcante (Sermão pregado em 18/06/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário