O mundo está as vésperas de um grande acontecimento, todos os sinais testificam estarmos próximos da volta de Jesus e consequentemente, a boda do cordeiro mencionada no livro do Apocalipse. Porém uma pergunta que vem em nossa mente é: Quem participará dessa grande festa , ou como faço para obter um convite ?.
Tudo já está preparado, e no aguardo para celebrarmos esta grande festa, Deus tem enviado servos para convidar milhares de pessoas , porém nem todos querem participar , entre essas estão pessoas de âmbito social , religioso e politico diferenciadas , e não existem distinção , muito são chamados , porém nem todos querem participar , muitos recebem o convite , e o rasgam , jogam no lixo , ou colocam em cima da estante ou geladeira .
Tudo isso parece uma história ilusória e absurda, mas não é .No livro de (Mateus 22: 1-14) , Jesus nos relata uma parábola que diz isso , Ele compara o reino de Deus , a celebração das bodas de um rei que convida muitos para celebrarem juntos em seu reino ,porem ...
I. OS CONVIDADOS NÃO QUEREM PARTICIPAR!
Mateus 22:2-3 - O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
3 - E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
A. Parece absurdo , era a festa real , e normalmente todos querem participar de festas reais, porém nessa ocasião os convidados desprezaram o convite .
a. Mas como rejeitar o convite de um rei , como não querer estar no palácio para celebrar as bodas do filho do rei?
b. Mês passado tivemos na Inglaterra , a celebração de um casamento real , e presenciamos o assédio , e o desejo de pessoas em participarem daquela celebração , os convites eram disputados , e muitos quiseram participar , porém nem todos eram convidados , convites reais sempre foram bem aceitos , com exceção ao que acabamos de ler na bíblia .
c. Isso nos faz perguntar: Quando um convite real não é aceito? Ou porque não aceitariam um convite real?
Mateus 22:5-6 - Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico;
6 - E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
Vemos aqui o porque de não fazerem caso a participarem da festa real , a rejeição dava-se por terem seus corações plantados em outras prioridades , alguns priorizavam seu trabalho ,outros seu comercio , mas o que realmente importava não era priorizado(A vontade do Re) , alguns ao receberem os servos chegaram a ultraja-los e mata-los .
d. O que não é diferente em nosso século, hoje é incumbido de levar o convite às pessoas, porém quando a prioridades dessas pessoas não são comprometidas com o reino de Deus , é como se num simbolismos ficassem orando “venha o teu reino e seja feita sua vontade” sendo que não querem nem receber o reino e nem fazerem a vontade do rei .
B. Porem existe algo que devemos pensar...
“... Quem são esses convidados que rejeitam o convite?” , quando alguém convida pessoas para uma festa , as convida porque de alguma forma elas são pessoas próximas, pessoas do convívio, e não pessoas estranhas.
a. Quando lemos essa parábola, sempre a lemos julgando que os que rejeitaram o convite, são pessoas estranhas, ou empurramos a responsabilidade para o próximo, àqueles que rejeitam nos ouvir, ou aceitarem o convite para virem a nossa igreja.
b. Mas não é não. Levando em consideração o fato de que convites são expedidos às pessoas mais intimas , essa rejeição está amplamente direcionada as pessoas do convívio da igreja , aqueles que fazem parte , aqueles que estão junto ao reino , mas que muitas vezes o rejeitam . É mais ou menos assim...
1. O rei (Deus) tem abençoado tanto minha lavoura que vou ficar aqui cuidando dela;
2. O rei (Deus) tem abençoados tanto meu trabalho que vou ficar aqui usufruindo dele;
3. O rei (Deus) tem abençoado tanto a mim e minha casa, por isso não vou sair daqui sequer para atender seu convite,
4. E se alguém falar algo contra , com certeza vou dizer “-Estas palavras não são de Deus pois meu coração não sentiu paz nelas, são palavras do acusador , são palavras de morte” ... Vou contra-atacar !
E não percebem que se enganam a si próprios.
Muitos nem têm sequer a percepção do quanto Deus se importa com sua presença, quando Ele os convida.
Mateus 22:8 - Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Porem...
II. A MÁ VONTADE DOS CONVIDADOS NÃO IMPEDE A CELEBRAÇÃO!
Mateus 22:9-10 - Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
10 - E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
A. Algo interessante aconteceu nessa festa: Independente dos primeiros convidados terem vindo ou não, a festa aconteceu, e não faltou participante.
a. A casa estava cheia, e não faltaram pessoas para celebrar as bodas, realmente foi uma grande festa, todos que estavam ali eram pessoas que não tinham algo mais importante para fazer do que estar ali celebrando , aquelas pessoas estavam ali porque era da vontade delas estarem ali .
B. Muito parecido com nossos dias é essa realidade...
a. Muitos chegam depois e prestigiam aquilo que muitos desprezaram;
b. Muitos chegam depois e comem a comida que muitos rejeitaram;
c. Muitos chegam depois e fazem exatamente aquilo, que os outros não quiseram fizeram.
Porem devemos lembrar que Deus não despreza aquilo que fizemos em sua obra, Ele não quer que deixemos de participar, ele ainda nos convida, e faz questão de nossa presença.
Em Apocalipse 2:4-5 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
...Deus nos relata a importância que ele dá a isso .
Porém um fato há bem nítido, em sua festa
III. Deus quer que todos venham, Ele convida a todos, DEUS NÃO FAZ DESCRIMINAÇÃO DE PESSOAS!
A. Sim, ele valoriza tanto os primeiros quanto os que vieram depois, tanto que ambos são convidados, para todos ele tem o mesmo peso e a mesma medida .
Mateus 22:11-13 - E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
12 - E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
13 - Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
a. Esses versículos nos mostram que Deus não ama e nem julga de uma forma diferente os que participam da sua festa só porque estão ali naquela hora .
b. Festejar não significa apenas estar no lugar , e sim permitir que aquela festa faça parte da sua vida .Quando você convida amigos para sua festa , você não os convida apenas porque quer fazer volume , ou dar comida para eles , você quer que eles façam parte daquele momento que é teu e é especial para você.
c. Com Deus não é diferente, “não basta querer estar no reino, tem que querer fazer parte do reino” .
B. Aquele homem pego com traje diferente , representava...
1. Aquele que não se preparara para a festa;
2. Aquele que não tivera compromisso com o dono da festa;
3. Aquele achara que de qualquer jeito estaria bom .
a. Mas não é isso que Deus espera de nós ...
b. É notório que fomos chamados para colher onde outros plantaram, e a plantar algo que outros colherão , João 4:37-38 - Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
38 - Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. E Deus preza tanto o trabalho do primeiro quanto do próximo, tanto o que semeia quanto o que ceifa , pois aos dois é enviado convites e aos dois é esperado estarem na festa com roupas de festa.
Conclusão
Existe um fato, o convite está aí, todos estão sendo convidados para a grande festa , tanto os que já estão próximos , quanto os que estão distante , hoje você está recebendo o seu convite , o que você fará com ele e se você vai a festa , como se apresentará ?
Carlos Cavalcante (Sermão pregado em 04/06/2011)
Carlos Cavalcante (Sermão pregado em 04/06/2011)

Nenhum comentário:
Postar um comentário