domingo, 19 de junho de 2011

DISTÂNCIA  (LUCAS 15:17-24)
A parábola do filho pródigo é  uma história clássica conhecida não somente no mundo cristão mas   no mundo inteiro e em diversas religiões , a realidade é que superficialmente nela se analisa 3 pontos : -Um filho ingrato , Um filho castigado ,  Um filho arrependido.
Porém um dos pontos principais está atrelado a um filho distante ,  que se aproxima de um pai esperançoso . O fato é que o relacionamento  desse filho com o pai começa exatamente quando a parábola está terminando ,ou seja quando esse garoto se aproxima e volta para os braços do pai .
I.                  Isso me mostra primeiramente que a PIOR DISTÂNCIA É A DAQUELE QUE MESMO ESTANDO  PERTO ,PERMANECE LONGE !
A parábola  relata um filho distante e  o retorno do mesmo ,ele não estava próximo do pai e sim do que o pai possuía  .
A.   Muitas vezes achamos que valores financeiros nos aproximam das pessoas , achamos e sonhamos que se tivéssemos muito dinheiro seriamos felizes ao lado das pessoas que amamos , mas não é isso que a parábola nos revela em  Lucas 15:11-12 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
12 - E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
Ela nos mostra um filho distante .Notamos que ele não diz : “-Pai vem comigo” , e sim: “-Pai me dá o que é meu,  pois estou indo” .
a.     Dar o que é meu , é o mesmo que dizer me de aquilo que tenho direito , é minha prioridade quero o que me pertence . Sua prioridade não era ...
1.    A amizade de seu pai ;
2.    A companhia  ,
3.    Ou considerações por aquilo que seu pai era.
b.    Na realidade aquele garoto estava a muito tempo distante  do pai , mesmo morando na mesma casa , estando sob o mesmo teto .
c.     Mas e com Deus será que é diferente? A bíblia nos lembra que todos pecaram , e quando isso acontece conosco nos distanciamos de Deus , ficamos separados , mesmo estando tecnicamente perto Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
d.    Imagine você com um filho ,  dentro de casa , mas longe de você .
e.     Muitas pessoas se encontram nessa situação , e muitas acham que o fato de estar em uma igreja  é sinônimo de estar perto de Deus ,
f.       Mas não se engane , estar próximo vai muito além , estar próximo tem a ver com  comunhão , é olhar para o pai e lembrar que ele está ali o tempo todo ,é enxergar , ouvir , sentir , e entre nós e Deus se tem alguém que se distancia não é Ele , e sim nós , Isaías 59:2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. .
II.               Em segundo lugar  , a parábola do filho prodigo nos ensina um pouco mais sobre a distância ,  ensina  que apesar de nos distanciarmos de Deus , ENQUANTO HÁ VIDA , DEUS AINDA NOS DÁ A ESPERANÇA DO RETORNO!
Ilustração  - Certo garoto morava com seu pai em uma montanha bem alta , todos os dias quando ia dormir e apagavam as lamparinas  ele perguntava ao seu pai  :- Pai você está me vendo  ? O pai lhe respondia com uma voz mansa que lhe gerava confiança e afastava-lhe o medo :- Sim meu filho , eu estou aqui  , estou te vendo e te ouvindo.
Quando atingiu certa idade , aquele garoto decidiu que não ficaria mais ali com seu pai , ele queria descer montanha abaixo , colocou seus pertences em uma bolsa , despediu-se de seu pai, e desceu , quando atingiu uns vinte metros , ele sentiu medo , olhou para cima e perguntou :-“Pai você está me vendo?  , o pai  lhe respondeu :- “Sim meu filho , eu estou aqui , estou te vendo e te ouvindo, e te esperando” ,  ele  sentiu-se confiante , e desceu mais uns 50 metros , olhou para cima e fez a mesma pergunta , obtendo a mesma resposta .Ao atingir a proximidade dos 200 metros , ele fez a mesma pergunta só que agora aos gritos pois estava muito longe , porém o que ele conseguia ouvir , era algo como que uma voz distante lhe dando a mesma resposta , conforme aumentava a distancia , mesmo gritando , agora ele já não conseguia mais ouvir a resposta do pai , que ainda  era  , “Sim meu filho , eu ainda continuo te ouvindo , estou te  vendo , e  te esperando”

A.    Assim é nossa vida com Deus , assim é nosso relacionamento , as vezes nos distanciamos tanto , que não conseguimos mais escutar a vós de Deus dizendo :- “-Sim meu filho eu ainda estou aqui estou te vendo estou te ouvindo , e estou te esperando
a.     Quando não ouvimos mais a vós do Pai , prontamente outras pessoas se candidatam à ocupar  esse lugar ,  entre elas está satanás , que sempre quis tomar o lugar de Deus , e essa oportunidade  ele não desperdiça .
b.    Talvez ainda hoje você esteja orando e dizendo “Pai você está me vendo ?” Ele prontamente está te vendo e também te respondendo ,  mas quanto mais  você se distancia , mais dificuldade tem em ouvir sua doce voz dizendo , “Eu estou aqui meu filho estou te vendo , te ouvindo , Eu estou te esperando”
c.     O filho prodigo quando toma a decisão de chegar mais perto para ouvir a voz do pai , dirige-se até o portão  enxerga o pai e corre para os braços dele , agora ele estava realmente se aproximando do pai , o pai sempre o ouviu , mas ele há muitos não ouvia o pai então o pai diz o seguinte ... (Lucas 15:23-24) - ... trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 - Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
É o mesmo que dizer :- Eu sempre estive aqui pronto para te ouvir , esperando te ver , eu sempre estive aqui te esperando .
Deus quer fazer uma festa hoje e você é o convidado principal , você é o motivo da festa !
III.            Em terceiro lugar a parábola do filho prodigo nos ensina algo mais sobre distância, ela ensina que  ESTAR LONGE DE DEUS É ESTAR MORTO , VOLTAR PARA OS BRAÇOS DO PAI É CAMINHAR PARA VIDA!
Lucas 15:24 - Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
A.   Ao contrario do que muitos pensam baseados em filosofias , ou  princípios naturais , todos não estão caminhando para morte , fisicamente sim , mas espiritualmente , existe um exercito que caminha pra vida . João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
a.     Eu poderia dizer que esse exercito tem nome , ele é a igreja de Cristo .
b.    Toda igreja de Jesus se enquadra na parábola do filho pródigo , pois a igreja é sinônimo de “quem volta” .Todos pecaram , e a única solução é o caminho de volta , esse caminho também tem nome , e seu nome é Jesus !
Conclusão
Se não queremos ser  a igreja  de Jesus , com certeza nosso alvo  é a morte , mas se mesmo em meio a dificuldades temos nos aproximado e queremos voltar para os braços do Pai então caminhamos para a vida eterna .
Carlos Cavalcante (Sermão pregado em 19/06/2011)

Um comentário:

  1. Eu gostei muito desta mensagem porque mostra o quanto as pessoas estão afastados de Deus e nem percebem.É uma palavra maravilhosa que alerta!
    (Aldenir)

    ResponderExcluir