domingo, 26 de junho de 2011

A CASA QUE DEUS HABITA  ( Apocalipse 3:20 )
Atos 7:48 - Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
Um dos sonhos do ser humano é ter a casa própria , seja qual for a classe social , seja homem o mulher , todos procuram um lugar de descanso , uma morada onde possa se sentir a vontade e tranquilo .Mas e Deus como Deus trata a questão morada , as vezes temos a concepção de um Deus distante morando lá no céu e olhando de lá de cima para nós mortais , mas será que é assim  mesmo , será que é tudo tão distante assim.
O livro de atos nos revela a impossibilidade do homem construir uma morada para Deus ,pois Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, porem Paulo nos garante que o Espirito Santo que é Deus , tem sim uma morada . I Corintios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Isso me faz entender que Deus tem uma habitação e deseja morar nela .
Quando você procura uma casa para morar , ou constrói uma casa onde você imagina passar bem os dias de sua vida aqui na terra , você procura algumas características que lhe agradem  naquele imóvel , mas e Deus será que procura algo também em nós para habitar-nos .
Sim , segundo Apocalipse 3:20 ,  primeiramente DEUS PROCURA UMA CASA ONDE O DONO O OUÇA! Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Não ouvir alguém que bate a porta se tornou muito comum em nossa geração e na grande metrópole que vivemos , normalmente só ouvimos  aqueles a quem esperamos .Você já foi em uma casa onde por algum motivo não lhe deram muita atenção , e se foi você teve vontade de voltar lá ?
A.    O fato é que Jesus não passa da porta se o dono da casa não lhe der ouvidos, afinal quem é de Deus ouve a palavra de Deus .
a.     Em diversas passagens bíblicas Deus manifesta a vontade em habitar na vida humana , e o fato de não ouvir-se  a voz de Deus torna-se um grande impedimento para que isso aconteça .
b.    Jesus chega a comparar seu parentesco àqueles que ouvem sua palavra e praticam . Lucas 8:21 - Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.
Se quisermos ser habitação de Deus , temos que aprender primeiramente ouvir a palavra de Deus
II. em segundo lugar DEUS PROCURA UMA CASA ONDE  LHE ABRAM TODAS AS PORTAS! Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
A.    Este versículo está direcionado à quem Deus visita ,porem eu gostaria de te fazer uma pergunta . Quando você recebe uma visita em sua casa até que cômodo você permite que ela entre?
1.    Tem visita que você não permite passar da sala;
2.    Tem visita que chega até sua cozinha;
3.    Outros entram até mesmo nos quartos ;
4.    E existem visitas que podem entrar em qualquer cômodo .
Mas algo é determinante para deixarmos ou não uma visita entrar em algum cômodo de nossa casa , além de pensarmos quem é a visita , pensamos no que guardamos naquele cômodo, ou qual a situação daquele compartimento da casa .
Ilustração( fictícia ) :- Certa senhora vivia sozinha em uma casa e resolveu procurar  um animalzinho de estimação para dividir com ela aquele espaço. Passando por um pet shop , se deparou com um cãozinho de uma raça que tinha possibilidades de grande crescimento , um são bernardo , quando viu aquele filhote ela se apaixonou , era um animal dócil , ela rapidamente  o levou para casa e passou a trata-lo  de uma forma muito especial . O tempo passou e aquele cachorro se tornou seu “grande” companheiro  , ela saia para as caminhadas ele ia junto , e até ficava ao lado dela quando ela assistia televisão ,  ela o tratava com muito carinho tinha até mesmo para ele um quartinho que já não era mais de hospedes , e sim do cachorro .Certa vez ouve uma praga de ratos em sua cidade , e todos os moradores foram obrigados a trabalhar um sistema de desratização , usando venenos para que os ratos fossem mortos , a grande surpresa foi que ao misturar o veneno em alguns restos de comida , o cachorro acidentalmente ingeriu o alimento e veio a falecer .Aquela senhora ficou muito triste , pois agora o que faria ,  ela gostava muito daquele enorme cão e não aceitava a morte dele , foi então que ela teve a ideia de tranca-lo em seu quartinho e ali mesmo deixa-lo como se ali fosse seu tumulo . O tempo foi passando e o corpo do cachorro começou a cheirar mal , mas aquela senhora não abria aquele quarto para ninguém e para nada , ela havia feito daquele quarto o tumulo do seu amigo cachorro , ela limpava a casa toda colocava perfumes nos cantos desinfetante , mas aquele quarto nem abria . Quando percebeu que o cheiro estava por demais desagradável , chamou um serviço de higienização de casas para resolver o problema, porem não permitiu que  abrissem aquele quartinho , os homens da limpeza é obvio não conseguiram eliminar o mal cheiro .Aquela mulher viveu um bom tempo detestando aquele mal cheiro , mas não abria mão do que tinha naquele quartinho , até que ela adoeceu e foi obrigada a entregar as chaves e permitir que o pessoal  da vigilância sanitária fizesse a limpeza , e com muito custo as coisas voltaram ao normal .
Pode parecer absurdo tudo isso , mas é exatamente  o que acontece na vida de muitos em suas relação com o  pecado , muitas vezes  trancamos dentro de um quartinho coisas mortas , e que podem nos levar a morte , e não deixamos ninguém entrar ali dentro , nem mesmo Deus , vejam o que Paulo fala a esse respeito Romanos 7:20 - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim..
Quando Jesus fala sobre abrir a porta , ele não fala na porta da sala , ou porta da cozinha , ele diz “abra a porta”
Não deixar com que toda nossa vida, em todas as áreas sejam visitadas , sejam portas abertas para Jesus , é sinal de que escondemos ou apreciamos coisas mortas , ou que nos levam a morte  em algum  cantinho escondido onde só nós podemos ter acesso .
Se queremos nos livrar de toda imundícia gerada pelo pecado devemos permitir que Deus entre em todas as áreas de nossa vida.
DEUS NÃO HABITA PELA METADE EM SUA CASA ELE TE QUER POR INTEIRO .
III. Em terceiro lugar DEUS PROCURA UMA CASA ONDE ELE TENHA INTIMIDADE!
Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
A.    Como é bom estar perto de pessoas nas quais podemos confiar nossa intimidade  .
a.     É justamente isso que Deus quer , mas  onde ele encontraria uma casa assim .
1.    Naqueles que o temem . Salmos 25:14 - O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.
2.    Naqueles que o adoram :- João 4:23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
3.    Naqueles que compartilham com ele uma missão : Ezequiel 22:30 - E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

Deus deseja ardentemente ter intimidade com o homem , ele quer habitar em sua vida , mas esses princípios devem ser respeitados , senão isso não acontecerá .
Carlos Cavalcante (Sermão pregado em 26/06/2011)

sábado, 25 de junho de 2011

O PROCESSO DA ESCOLHA (I Samuel 16:1-13)
A Palavra de Deus nos chama atenção para a realidade descrita em Mateus 22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Uma realidade que  choca , pois imagine você,  após uma vida toda  achando estar fazendo o correto ser parte da  igreja ,  chegar diante de Deus e ouvir Mateus 7:23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
A situação é mesmo tenebrosa , e precisamos entender que existe um processo de escolha a ser respeitado , precisamos entender que Deus chama muitos mas escolhe poucos , ama a todos , mas nem todos entrarão em seu reino e isso é um alerta para a igreja de hoje .
No livro de I Samuel 16: 1-13 , Deus nos mostra como é o processo de escolha dEle , como Ele age , como Ele seleciona um povo , e como Ele zela pela escolha e pelo escolhido .
A.   O primeiro estagio da escolha envolve não somente o escolhido , mas aquele a quem Deus envia em busca do escolhido , não começa diretamente no protagonista e sim no coadjuvante , Deus chama Samuel e trabalha um processo de mudança na vida de Samuel  para chegar até Davi , veja comigo  I Samuel 16:1-2 - ENTÃO disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
2 - Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
I.                   Esses versículos nos mostram duas verdades , relativas a Samuel , a primeira que ele tinha PREFERÊNCIAS ,à serem mudadas e a segunda que ele tinha MEDO à serem superados .
A.    Essas duas características  tentam atravessar o processo da escolha de Deus e  andam atreladas uma a outra , e com Samuel não foi diferente ,ele teria que se libertar daquilo para não fazer oposição ao processo de escolha de Deus .
a.     Importante observarmos que Samuel não era qualquer um , não era alguém não conhecedor da palavra de Deus ,
1.    Ele havia vivido toda sua vida aprendendo e vivendo experiências na casa de Deus
2.    Foi discipulado pelo profeta  Eli , o que era um privilégio ;
3.    Finalizou o processo de juízes entre o povo de Deus sendo o ultimo dos juizes ;
4.    Ungiu o primeiro rei de Israel , e o reprendia quando era necessário ,
5.    Era uma autoridade , um homem de Deus , um profeta ao povo daquela época .
b.    Porém ele ainda precisava aprender a não intervir na escolha de Deus .
c.     Para isso um processo de libertação era necessário, libertar-se de suas preferências e seu medo conforme acabamos de ler era essencial  .

B.    Conosco também não é diferente , muitas vezes tomados pelo medo recuamos quando devemos ir adiante , ou tomados pelas nossas preferências vamos adiante quando temos que recuar .
a.    Deus nos envia e nos ordena imperativamente a pregar o evangelho a toda criatura ,( Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.) , e nossas preferencias pré-selecionam àqueles que merecem as boas novas , Deus nos desafia a sermos cheios de seu Espirito para que os outros vejam e creiam , e muitas vezes o medo do que irá acontecer amedronta um povo que poderia ser chamado de Canal das bênçãos de Deus aqui na terra Marcos 16:17-18 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Se não entendermos exatamente nosso lugar como povo escolhido e separado por Deus , corremos o risco de nos tornar oponentes ao processo de Escolha dEle .
II.                 O segundo estagio da escolha envolve , não somente o enviado , mas também o escolhido , e nesse enredo duas características são nítidas , a primeira o SACRIFÍCIO , e a segunda a PAZ .
A.   Por mais que essas características  pareçam opostas quando direcionados a Deus , elas andam juntas .
a.    Deus diz claramente como Samuel deveria agir , ele deveria se envolver com o escolhido em um processo de sacrifício e paz , I Samuel 16:3 - E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
I Samuel 16:4-5 - Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
5 - E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.

B.    Você já se perguntou como pode fazer para cooperar com o processo dos escolhidos de Deus , mesmo que isso lhe requeira sacrifícios .
a.     Então imagine-se do outro lado .
1.    Você procuraria paz onde a casa não é de paz?
2.    Você procuraria uma igreja onde contendas sufocam a paz que deveria ser saliente ali?
3.    O que uma pessoa que nunca entrou em uma igreja espera quando coloca os pés porta adentro?
Pois é, para sermos o canal de benção, é necessário que estejamos também envolvidos no sacrifício e no processo de paz.
Não é tão fácil ser um discípulo, porém essa missão faz parte do propósito de Deus para minha e sua vida , e só assim poderemos  ter plena realização!
III.              O terceiro estagio da escolha envolve diretamente o CONCEITO DE DEUS , e o  FOCO DO HOMEM.
A.    Eis aqui atitudes que devem andar juntas , e que têm um forte oponente , também conhecido como PRECONCEITO .
a.    Entenda comigo “toda pessoa preconceituosa em si  mesma perde o foco da vontade de Deus”
b.    Vejam como foi a reação de Samuel diante do processo de escolha . I Samuel 16:6 - E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
c.     Agora vejam como Deus reage diante da ação preconceituosa de Samuel . I Samuel 16:7 - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
d.    O preconceito  é com certeza uma tentativa sufocante e frustrada do homem em mudar um conceito de Deus ,e foi isso que Samuel tentou fazer , ele tentou impor suas preferencias diante de um conceito que Deus já tinha estabelecido .
e.     Samuel devido ao seu preconceito não consegue enxergar o que Deus esperava de um rei , e sim o que ele esperava de um rei .
f.      Vejam o processo da  escolha de Saul , e entenderão onde está o preconceito de Samuel ... I Samuel 9:2 - Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.
Características de beleza , altura e força eram sinônimos do que havia se encontrado em Saul , e o povo se alegrava com um rei apresentável aparentemente , isso talvez tenha gerado um conceito sobre realeza na mente de Samuel  .
g.     Notamos que o mesmo preconceito foi expresso pelo povo de Israel quando se depararam diante de Jesus , ao ponto de o levarem para uma cruz ,  não credibilizando  a ele a salvação esperada .
h.    Tudo isso porque eles não tinham foco na libertação do pecado , e sim em uma libertação que os projetasse diante de uma geração .
i.       É nítido que eles esperavam um rei que os colocassem em evidência, diante do domínio romano, ter um rei carpinteiro, era a ultima coisa que a sede de  poder deles esperava , eles já tinham um conceito formado , e um pré-conceito estabelecido , portanto o conceito de Deus não lhes serviam , o foco do povo de Israel estava mudado .
B.   E nos dias de hoje, será que não temos  pré-conceitos  formado em nossas mentes ? Será que temos observado o conceito divino , com princípios dados por Deus . Entenda : ”Onde temos estabelecido  nosso foco , temos ampliado o desejo de nosso coração”
IV.            O quarto estagio de uma escolha envolve algo fantástico e fundamental :- A VONTADE DE DEUS .
A.   Lembre-se “Ninguém ocupa o lugar de um escolhido de Deus”
I Samuel 16:11 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
a.     Deus te criou com um propósito pré-estabelecido , ele não te criou como um barco a deriva , apesar de outras pessoas fazerem coisas semelhantes a que você faz , os propósitos de Deus para sua vida são exclusivos , e com Davi não foi diferente observem comigo .
I Samuel 16:10 - Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.
a.     Todos os filhos de Jessé passaram pelo processo da escolha , mas nenhum poderia ocupar o lugar de Davi nos planos de Deus .
B.    Você já pensou em seu lugar no reino de Deus?
a.     Quando você falta com seu compromisso ministerial , você já pensou que sua resposta em achar que outro cobrirá sua falta , pode ser uma desculpa criada em sua mente que não existe na realidade de Deus .
Quando você desvia o foco do propósito para o qual Deus te criou, você está abrindo uma brecha para uma vida onde não haverá realização nem satisfação futura , pois os propósitos de Deus cumpridos geram satisfação e realização plena .
V.              O quinto estagio da escolha envolve a marca e a glória de Deus sobre o escolhido , “QUANDO DEUS ESCOLHE ELE ENCHE O ESCOLHIDO COM SEU ESPIRITO!”
A.    Muito embora muitos pensem que Deus escolhe aquele que é cheio de seu Espirito, o processo é inverso , Deus enche de seu Espírito aquele que ele escolhe .
a.     Nisso vemos a preocupação de Deus com aquele que ele escolhe.
1.    Para Moises Ele disse  “Estarei com Você e isso basta!”
Êxodo 3:12 - E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
2.    Para Josué Ele disse “Estou com Você e isso basta!”
Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
3.    Para Jeremias Ele disse : “-Eu estou com você e isso basta”
Jeremias 1:8 - Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.E pra você , o que Ele tem dito .
E pra você, o que Ele tem dito ?
Posso te dar uma dica...
Mateus 28:20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

É certo que Deus te chamou , também é certo que ele não quer ocupar seu lugar com outra pessoa , Ele tem um lugar exclusivo pra você , Ele quer estar contigo todo tempo , a palavra dEle nos revela que ele também quer te encher de seu Espirito Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Esses são os desejos de Deus para sua vida ...
... E você,  está disponível a passar pelo processo da escolha?
Carlos Cavalcante (Sermão pregado em 25/06/2011)

domingo, 19 de junho de 2011

DISTÂNCIA  (LUCAS 15:17-24)
A parábola do filho pródigo é  uma história clássica conhecida não somente no mundo cristão mas   no mundo inteiro e em diversas religiões , a realidade é que superficialmente nela se analisa 3 pontos : -Um filho ingrato , Um filho castigado ,  Um filho arrependido.
Porém um dos pontos principais está atrelado a um filho distante ,  que se aproxima de um pai esperançoso . O fato é que o relacionamento  desse filho com o pai começa exatamente quando a parábola está terminando ,ou seja quando esse garoto se aproxima e volta para os braços do pai .
I.                  Isso me mostra primeiramente que a PIOR DISTÂNCIA É A DAQUELE QUE MESMO ESTANDO  PERTO ,PERMANECE LONGE !
A parábola  relata um filho distante e  o retorno do mesmo ,ele não estava próximo do pai e sim do que o pai possuía  .
A.   Muitas vezes achamos que valores financeiros nos aproximam das pessoas , achamos e sonhamos que se tivéssemos muito dinheiro seriamos felizes ao lado das pessoas que amamos , mas não é isso que a parábola nos revela em  Lucas 15:11-12 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
12 - E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
Ela nos mostra um filho distante .Notamos que ele não diz : “-Pai vem comigo” , e sim: “-Pai me dá o que é meu,  pois estou indo” .
a.     Dar o que é meu , é o mesmo que dizer me de aquilo que tenho direito , é minha prioridade quero o que me pertence . Sua prioridade não era ...
1.    A amizade de seu pai ;
2.    A companhia  ,
3.    Ou considerações por aquilo que seu pai era.
b.    Na realidade aquele garoto estava a muito tempo distante  do pai , mesmo morando na mesma casa , estando sob o mesmo teto .
c.     Mas e com Deus será que é diferente? A bíblia nos lembra que todos pecaram , e quando isso acontece conosco nos distanciamos de Deus , ficamos separados , mesmo estando tecnicamente perto Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
d.    Imagine você com um filho ,  dentro de casa , mas longe de você .
e.     Muitas pessoas se encontram nessa situação , e muitas acham que o fato de estar em uma igreja  é sinônimo de estar perto de Deus ,
f.       Mas não se engane , estar próximo vai muito além , estar próximo tem a ver com  comunhão , é olhar para o pai e lembrar que ele está ali o tempo todo ,é enxergar , ouvir , sentir , e entre nós e Deus se tem alguém que se distancia não é Ele , e sim nós , Isaías 59:2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. .
II.               Em segundo lugar  , a parábola do filho prodigo nos ensina um pouco mais sobre a distância ,  ensina  que apesar de nos distanciarmos de Deus , ENQUANTO HÁ VIDA , DEUS AINDA NOS DÁ A ESPERANÇA DO RETORNO!
Ilustração  - Certo garoto morava com seu pai em uma montanha bem alta , todos os dias quando ia dormir e apagavam as lamparinas  ele perguntava ao seu pai  :- Pai você está me vendo  ? O pai lhe respondia com uma voz mansa que lhe gerava confiança e afastava-lhe o medo :- Sim meu filho , eu estou aqui  , estou te vendo e te ouvindo.
Quando atingiu certa idade , aquele garoto decidiu que não ficaria mais ali com seu pai , ele queria descer montanha abaixo , colocou seus pertences em uma bolsa , despediu-se de seu pai, e desceu , quando atingiu uns vinte metros , ele sentiu medo , olhou para cima e perguntou :-“Pai você está me vendo?  , o pai  lhe respondeu :- “Sim meu filho , eu estou aqui , estou te vendo e te ouvindo, e te esperando” ,  ele  sentiu-se confiante , e desceu mais uns 50 metros , olhou para cima e fez a mesma pergunta , obtendo a mesma resposta .Ao atingir a proximidade dos 200 metros , ele fez a mesma pergunta só que agora aos gritos pois estava muito longe , porém o que ele conseguia ouvir , era algo como que uma voz distante lhe dando a mesma resposta , conforme aumentava a distancia , mesmo gritando , agora ele já não conseguia mais ouvir a resposta do pai , que ainda  era  , “Sim meu filho , eu ainda continuo te ouvindo , estou te  vendo , e  te esperando”

A.    Assim é nossa vida com Deus , assim é nosso relacionamento , as vezes nos distanciamos tanto , que não conseguimos mais escutar a vós de Deus dizendo :- “-Sim meu filho eu ainda estou aqui estou te vendo estou te ouvindo , e estou te esperando
a.     Quando não ouvimos mais a vós do Pai , prontamente outras pessoas se candidatam à ocupar  esse lugar ,  entre elas está satanás , que sempre quis tomar o lugar de Deus , e essa oportunidade  ele não desperdiça .
b.    Talvez ainda hoje você esteja orando e dizendo “Pai você está me vendo ?” Ele prontamente está te vendo e também te respondendo ,  mas quanto mais  você se distancia , mais dificuldade tem em ouvir sua doce voz dizendo , “Eu estou aqui meu filho estou te vendo , te ouvindo , Eu estou te esperando”
c.     O filho prodigo quando toma a decisão de chegar mais perto para ouvir a voz do pai , dirige-se até o portão  enxerga o pai e corre para os braços dele , agora ele estava realmente se aproximando do pai , o pai sempre o ouviu , mas ele há muitos não ouvia o pai então o pai diz o seguinte ... (Lucas 15:23-24) - ... trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 - Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
É o mesmo que dizer :- Eu sempre estive aqui pronto para te ouvir , esperando te ver , eu sempre estive aqui te esperando .
Deus quer fazer uma festa hoje e você é o convidado principal , você é o motivo da festa !
III.            Em terceiro lugar a parábola do filho prodigo nos ensina algo mais sobre distância, ela ensina que  ESTAR LONGE DE DEUS É ESTAR MORTO , VOLTAR PARA OS BRAÇOS DO PAI É CAMINHAR PARA VIDA!
Lucas 15:24 - Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
A.   Ao contrario do que muitos pensam baseados em filosofias , ou  princípios naturais , todos não estão caminhando para morte , fisicamente sim , mas espiritualmente , existe um exercito que caminha pra vida . João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
a.     Eu poderia dizer que esse exercito tem nome , ele é a igreja de Cristo .
b.    Toda igreja de Jesus se enquadra na parábola do filho pródigo , pois a igreja é sinônimo de “quem volta” .Todos pecaram , e a única solução é o caminho de volta , esse caminho também tem nome , e seu nome é Jesus !
Conclusão
Se não queremos ser  a igreja  de Jesus , com certeza nosso alvo  é a morte , mas se mesmo em meio a dificuldades temos nos aproximado e queremos voltar para os braços do Pai então caminhamos para a vida eterna .
Carlos Cavalcante (Sermão pregado em 19/06/2011)