O QUE ACONTECE QUANDO SERVIMOS? (Efésios 6:6-8)
Muito embora imaginem que esses versículos devam ser imputados somente a escravos e senhores do período igreja primitiva , existe um certo equivoco , “apesar da escravidão ter sido abolida , a servidão não foi e nunca será , mesmo porque não existe nada errado em servir “ e uma coisa não está atrelada a outra” , o erro está em escravizar , ou seja em não desmembrar uma coisa da outra , por isso quando lemos esses versículos temos que os ler com coração de servos , e não de senhores escravocratas .
Por isso a bíblia relata a importância indispensável em servir no processo cristão .
Partindo desse ponto gostaria de sugerir uma pergunta e responde-la com 3 motivos, para que fique claro o ponto de vista de Deus a este respeito –POR DEVEMOS SERVIR , OU O QUE ACONTECE QUANDO SERVIMOS?
I- Primeiramente ,porque quando servimos SEGUIMOS O EXEMPLO SACERDOTAL DE JESUS
Lucas 22:26-27 - Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
27 - Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.
a. Na contramão do sistema Jesus apresenta um novo modelo de autoridade diante dos seus discípulos que se baseava não no domínio autoritário , e sim num principio de servidão , usando como exemplo sua própria vida .
1. Um rei capaz de servir a necessidade de um povo;
2. Um rei capaz de viver por um povo;
3. Um rei capaz de morrer por um povo;
Dias atrás tive um problema em meu carro relacionado a embreagem e injeção eletrônica , atualmente sou um profissional na área de tecnologia e informática , tenho amigos engenheiros renomados , também bons advogados e doutores fazem parte de pessoas do meu convívio profissional , mas o que eu precisava era um mecânico uma pessoa que não precisava entender nada de gente , engenharia , ou tecnologia da informação , ele precisava saber desmontar e montar uma embreagem de carro ele precisava servir para aquilo , e se não fizesse direito não serviria , ou seja servir é prova de que você serve para aquilo .
Deus separou um povo que serviria para mudar um mundo esse povo chama-se igreja , seu exemplo , o próprio filho Jesus , não existe como separar a essência do cristianismo do principio da servidão .
Isso nos mostra que os princípios governamentais de Deus são diferentes dos humanos , enquanto os que governam buscam a realização em serem servidos , Jesus mostra-nos que a realização não está em ser servido, e sim em servir .
A. Jesus não estabeleceu seu ministério sendo servido , mas sim servindo e ensinando a servir , esse era um propósito ser cumprido em seu ministério .E nós será que viemos nesse mundo apenas para seguir o curso do mundo , e nos adaptarmos a forma mundana esperando que alguém nos sirva , ou existe algo mais , ou uma forma bíblica de cumprir o propósito de Deus para nossa vida ?
B. Não há como negarmos , temos um chamado para exercer um sacerdócio santo nesse mundo segundo I Pedro 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
E se queremos atender esse chamado , temos que seguir o exemplo de quem nos chamou .
II- Em segundo lugar quando servimos MANIFESTAMOS A GLÓRIA DE DEUS
Filipenses 2:5-7 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
A. Manifestar a glória de Deus é o mesmo que termos a expressão do caráter de cristo em nossa vida , não tem como não perceber , que uma pessoa que manifesta a glória de Deus não consegue sem exercitar um coração de servo .
a. Os versículos que acabamos de ler nos mostra que o próprio Jesus não se desviou desse caminho , e sim o buscou .Nós não conseguimos enxergar a manifestação da glória de Deus sem enxergar juntos um cristo que veio para servir um povo com um propósito , mesmo sendo rei , e um rei cujo reinado não acabaria aqui na terra .
b. Vemos que ele também não precisava disso , quem necessita disso somos nós .
B. Efésios 6:6 nos mostra a naturalidade esperada no exercício da servidão , e chega a dizer que não devemos fazer para sermos notados , pois fazer para ser notado , não é servidão é troca , e esperar algo em troca mesmo que seja um elogio , não é servidão. Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. (Efésios 6:6 NVI)
Isso nos mostra com clareza que uma das formas de manifestar a glória de Deus em nossas vidas é servindo ao próximo .
III. Em terceiro lugar , quando servimos SEGUIMOS O EXEMPLO DE JESUS , E DECLARAMOS QUE ELE É NOSSO SENHOR E DAQUELES A QUEM SERVIMOS!
João 13:4-9 - Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5 - Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 - Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
7 - Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
8 - Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
9 - Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Muitos não percebem que esse versículo mostra dois pontos de vista manifestos por Jesus .
1. Jesus mostra que o seu ministério não abre mão da servidão, quando lava os pés dos discípulos ;
2. Jesus mostra que o seu senhorio se estabelece na vida daquele que aceita seu exemplo e o prática .
A. Eu tenho que entender que Jesus serve para minha vida , portanto ele me serve , e tenho que servir para a vida do meu próximo , firmando com ele o ministério da reconciliação de Cristo expresso por Paulo aos Coríntios em II Corintios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; .
a. Posso te dizer que não conseguiríamos exercer o ministério de reconciliação se não estivermos atrelados ao ministério da servidão .
b. Paulo chega a mencionar sua mudança de pensamentos quanto a hierarquia e autoridade quando em Romanos 1:1 , Filipenses 1:1 , e Tiago 1:1 , se apresenta primeiramente como servo , e depois como apostolo , ressaltando a importância do seu caráter de servo em seu ministério .
MAS COMO DEVEMOS SERVIR ?
Os versículos que lemos nos inicio nos ensina uma forma singular em servir que abrange 3 atitudes .
Efésios 6:6-7
6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
7 - Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
1. Não servido para ser visto . (Viver de aparência é viver de enganos passageiros)
2. Fazendo de coração reconhecendo que essa é a vontade de Deus;
3. Fazendo de boa vontade . (Interessante que aqui Deus não diz para fazer como se fizesse a você mesmo , e sim como se fizesse a Ele .
Para Deus isso é servir , Deus não tem duas opiniões a respeito de servidão “Ou servimos , ou não Servimos”


