quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O QUE ACONTECE QUANDO SERVIMOS? (Efésios 6:6-8)
Muito embora  imaginem que esses versículos devam ser imputados somente a escravos e senhores do período igreja primitiva  , existe um certo equivoco , “apesar da escravidão ter sido abolida , a servidão não foi e nunca será , mesmo porque não existe nada errado em servir “ e uma coisa não está atrelada a outra” , o erro está em escravizar , ou seja em não desmembrar uma coisa da outra , por isso quando lemos esses versículos temos que os ler com coração de servos , e não de senhores escravocratas .
Por isso a bíblia relata a importância indispensável em servir no processo cristão .
Partindo desse ponto gostaria de sugerir uma pergunta e responde-la com 3 motivos,  para que fique claro o ponto de vista de Deus a este respeito –POR DEVEMOS SERVIR , OU O QUE ACONTECE QUANDO SERVIMOS?
I-                  Primeiramente ,porque quando servimos SEGUIMOS O EXEMPLO SACERDOTAL DE JESUS
Lucas 22:26-27 - Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
27 - Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.

a.     Na contramão do sistema Jesus apresenta um novo modelo de autoridade diante dos seus discípulos que se baseava não no domínio autoritário , e sim  num principio de servidão , usando como exemplo sua própria vida .
1.    Um rei capaz de servir a necessidade de um povo;
2.    Um rei capaz de viver por um povo;
3.    Um rei capaz de morrer por um povo;
Dias atrás tive um problema em meu carro relacionado a embreagem e injeção eletrônica , atualmente sou um profissional na área de tecnologia e informática , tenho amigos engenheiros renomados , também bons advogados e doutores fazem parte de pessoas do meu convívio profissional , mas o que eu precisava era um mecânico uma pessoa que não precisava entender nada de gente , engenharia , ou tecnologia da informação , ele precisava saber desmontar e montar uma embreagem de carro ele precisava servir para aquilo , e se não fizesse direito  não serviria , ou seja servir é prova de que você serve para aquilo .
Deus separou um povo que serviria para mudar um mundo esse povo chama-se igreja , seu exemplo ,  o próprio filho Jesus , não existe como separar a essência do cristianismo do principio da servidão .
Isso nos mostra que os princípios governamentais de Deus são diferentes dos humanos , enquanto os que governam buscam a realização em  serem servidos , Jesus mostra-nos que a realização não está em ser servido, e  sim em servir .
A.    Jesus não  estabeleceu seu ministério sendo servido , mas sim servindo e ensinando a servir ,  esse era  um propósito ser cumprido em seu ministério .E nós será que viemos nesse mundo apenas para seguir o curso do mundo , e nos adaptarmos a forma mundana esperando que alguém nos sirva , ou existe algo mais , ou uma forma bíblica de cumprir o propósito de Deus para nossa vida ?
B.    Não há como negarmos , temos um chamado para exercer um sacerdócio santo nesse mundo segundo I Pedro 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.  
E se queremos atender esse chamado , temos que seguir o exemplo de quem nos chamou .

II-               Em segundo lugar quando servimos MANIFESTAMOS A GLÓRIA DE DEUS
Filipenses 2:5-7 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

A.    Manifestar a glória de Deus é o mesmo que termos a expressão do caráter de cristo em nossa vida , não tem como não perceber , que uma pessoa que manifesta a glória de Deus não consegue sem exercitar um coração de servo .
a.     Os versículos que acabamos de ler nos mostra que o próprio Jesus não se desviou desse caminho , e sim o buscou .Nós  não conseguimos enxergar a manifestação da glória de Deus sem enxergar juntos um cristo que veio para servir um povo com  um propósito , mesmo sendo rei , e um rei cujo reinado não acabaria aqui na terra  .
b.    Vemos que ele  também não precisava disso , quem necessita disso somos nós .
B.   Efésios 6:6 nos mostra a naturalidade esperada no exercício da servidão , e chega a dizer que não devemos fazer para sermos notados , pois fazer para ser notado , não é servidão é troca , e esperar algo em troca mesmo que seja um elogio , não é servidão.  Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. (Efésios 6:6 NVI)

Isso nos mostra com clareza que uma das formas de manifestar a glória de Deus em nossas vidas é servindo ao próximo  .

III. Em terceiro lugar , quando servimos  SEGUIMOS O EXEMPLO DE JESUS , E DECLARAMOS QUE ELE É NOSSO SENHOR E DAQUELES A QUEM SERVIMOS!
João 13:4-9 - Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5 - Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 - Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
7 - Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
8 - Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
9 - Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Muitos não percebem que esse versículo mostra dois pontos de vista manifestos por Jesus  .
1.    Jesus mostra que o seu ministério não abre mão da servidão, quando lava os pés dos discípulos ;
2.    Jesus mostra que o seu senhorio se estabelece na vida daquele que aceita seu exemplo e o prática .
A.     Eu tenho que entender que Jesus serve para minha vida , portanto ele me serve , e tenho que servir para a vida do meu próximo , firmando com ele o ministério da reconciliação de Cristo expresso por Paulo aos Coríntios em II Corintios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; .
a.     Posso te dizer que não conseguiríamos  exercer o ministério de reconciliação se não estivermos atrelados ao ministério da servidão .
b.    Paulo chega a mencionar sua mudança de pensamentos quanto a hierarquia e autoridade quando em Romanos 1:1 , Filipenses 1:1 , e Tiago 1:1 , se apresenta  primeiramente como servo , e depois como apostolo , ressaltando a importância do seu caráter de servo em seu ministério  .

 MAS COMO DEVEMOS SERVIR ?
Os versículos que lemos nos inicio nos ensina uma forma singular em servir que abrange 3 atitudes .

Efésios 6:6-7
6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
7 - Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
1.     Não servido para ser visto . (Viver de aparência é viver de enganos passageiros)
2.    Fazendo de coração reconhecendo que essa é a vontade de Deus;
3.    Fazendo de boa vontade . (Interessante que aqui Deus não diz para fazer como se fizesse a você mesmo , e sim como se fizesse a Ele .
Para Deus isso é servir , Deus não tem duas opiniões a respeito de servidão  “Ou servimos , ou não Servimos”
TRÊS ESTÁGIOS DE UM RELACIONAMENTO  (Lc 10:38-42 [NVI])
  Estamos diante de uma história extremamente divulgada em todo mundo onde a bíblia nos relata o relacionamento de duas irmãs com Jesus , muito mais que isso a bíblia também nos relata o grau do relacionamento que essas duas mulheres tinham com Jesus , e a opinião dEle a esse respeito .
a.   Para entendermos melhor isso temos que enxergar primeiro a condição  delas , provavelmente Marta era a irmã mais velha , e tinha a responsabilidade da casa em suas mãos ,as preocupações dela eram diferentes , e talvez muitos de nós tenhamos preocupações iguais as dela .
b.  Você já esteve preste a receber uma visita qual você considere importante ? Então você entende o que estou dizendo e talvez o que Marta estava sentindo .
c.   Mas o que isso tem a ver com nosso relacionamento no reino de Deus .Não podemos esquecer que nossa entrega declara o nosso grau de relacionamento” ,e isso não tem haver com aquilo que temos e sim o que somos .
d.  Essa era grande diferença entre Marta e Maria .
e.   Vamos entender melhor isso quando percebermos que o relacionamento com Jesus é trabalhado em  vários níveis porem três deles são suficiente para entendermos onde temos que chegar com Cristo .
I.          O primeiro nível  se dá com  A ACEITAÇÃO DA PESSOA DE JESUS EM NOSSA VIDA !
(Lc 10:38 [NVI])
Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

A.  Marta sem problema nenhum recebe Jesus em sua casa , e isso é um principio em um relacionamento , ela também estava preocupada em servi-lo da melhor forma e por isso fazia questão de que tudo estivesse no lugar certo ,  provavelmente tinha intenção de que tanto Jesus como os discípulos saíssem dali com uma boa impressão sobre sua casa ,  vejam comigo o que diz
(Lc 10:40 [NVI])
Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!"

B.  Aceitar Jesus , é um fator fundamental na vida de uma pessoa , deixar que Jesus entre em sua casa , é fundamental para que você venha fazer parte do reino e tenha um relacionamento com Deus , porem um bom relacionamento não se limita apenas em deixarmos Jesus entrar em nossa casa , temos que saber o que ele pretende , qual é a vontade dele , para não sermos limitados a uma vida distante de Jesus mesmo estando ele dentro de nossa casa , onde apenas reclamamos nossos direitos , por tê-lo deixado entrar , e esquecemos que ele está no cômodo ao lado , porem sem permissão de entrar onde realmente estamos .
1.  Marta tomou um atitude maravilhosa ao deixar que Jesus entrasse em sua casa , mas ainda não havia permitido que Jesus entrasse em sua vida .
2.  Observem comigo quantos têm feito o mesmo ao andar com Jesus estampado em suas parede , camisas , e até em frases em seus veículos , alguns chegam a tatuar o que chamam de imagem de Jesus em seu próprio corpo , ou o declaram em suas musicas alcançando alto nível de sucesso , porem não permitem que Jesus entrem no cômodo da casa onde estão escondidos .
3.   Sei que nosso trabalho , nossa casa , nossa vida acadêmica ou obrigações cotidianas são importantes , porem quando elas nos limitam ou nos separam de estarmos perto de Deus , elas são um agravante , e uma maneira de estarmos cuidando de Jesus da nossa forma , e não da dele .Vejam o que Jesus diz para Marta ao perceber que ela estava tentando cuidar dele da maneira dela
(Lc 10:41-42 [NVI])
41- Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
42-todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
4.  O terrível é que Marta tinha aceitado que Jesus entrasse em sua casa , mas havia a necessidade de permitir que ele entrasse em sua vida , ou seja ela precisava permitir a Jesus o livre acesso em sua vida .
“O principio de um relacionamento com Deus esta em você permitir que ele entre na sua vida e dela tome conta”


II.      O segundo estagio  se dá com  A ACEITAÇÃO DA IGREJA  DE JESUS EM NOSSA VIDA !

(Lc 10:38 [NVI])
Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

A.    Observem comigo que Jesus não estava sozinho , Ele estava acompanhado de um povo , eram seus amigos , e não eram poucos ,  Marta não os barrou , ela sabia que precisava fazer parte daquele povo , despreza-los seria um erro fatal .
Hoje um dos estágios que fazemos , e muitas vezes com prazer , é a aceitação da igreja em nossa vida  ,como marta não fazemos nenhuma objeção , mas também sabemos que isso é um estagio e não um fim , vejam oque aconteceu com certo jovem reprovado em uma conversa com Jesus
(Mt 19:19 [NVI])
19-honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
20- Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?"


B. Nessa conversa Jesus deixa claro que para ser igreja , o que importa não é o que você tem e sim o que você é , tanto que ele trabalha um principio de mudança na vida do jovem , e não a abnegação ao dinheiro (Mt 19:21 [NVI])
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".


C.    A mudança de rumo envolveria três passos
1.    Vender o que tinha , ou seja desfazer do que possuía;
2.    Repartir com os que Jesus indicara;
3.    E depois seguir Jesus .
Isso fazia e faz parte de características de comunidades em igreja , porem o terceiro desses passos nos diz respeito a uma atitude tomada por Maria , e não pelo jovem rico ou por Marta .
III.            Isso nos denuncia também que o terceiro estagio de nosso relacionamento com Jesus que é  DEIXAR A PALAVRA DE JESUS  GERAR INTIMIDADE EM NOSSA VIDA!
(Lc 10:39 [NVI])
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

(Lc 10:42 [NVI])
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

A.  Os versículos acima não nos relatam intimidade com Deus , eles nos denunciam essa intimidade , tente você observar a cena descrita de uma mulher que não abria mão de estar aos pés de Jesus ouvindo sua Palavra , por nada .
1.  Ela abria mão da  aparência , ou do que achariam ,
2.  Ela abria mão do preconceito , e fato de ser uma mulher aos pés de Jesus ;
3.  Ela abria mão do seu trabalho domestico , pois sabia que aquela era uma oportunidade única , coisa que nem o moço rico e nem Marta abriu mão , e por isso , o garoto é reprovado e Marta também .

B.    Em nossos dias o ser humano tem abrido mão de uma vida de intimidade com Deus , por fatores semelhantes ao de Marta , motivos que são muitas vezes até justificáveis em nosso modo de pensar se pensamos segundo o curso desse  mundo .
1.    A casa , os afazeres , o trabalho , festas ou amigo são apenas desculpas que nos afastam de um vida intima com Deus .
a.     É bem provável que você consiga até mesmo conciliar o seu tempo , você não precisa fugir de sua casa , não trabalhar mais ,  não ter amigos ou se enclausurar em um quarto para  viver uma vida de intimidade com Deus , porem é indispensável estar aos pés de Cristo e aprender sua Palavra .
Para isso existem algumas atitudes que você precisa tomar
1.    Desenvolva uma vida devocional com Deus
a.     Uma vida devocional não implica somente em viver falando a Deus aquilo que você quer , mas sim ouvindo o que Ele quer .
2.    Aplique aquilo que Jesus lhe ensina em sua vida .
a.     Isso fará com que você tenha que abrir mão de coisas que parecem preciosas para você para tomar posse do que realmente será precioso .
3.    Nunca troque Jesus por nada , por mais que a oferta seja saliente aos seus olhos , Jesus ainda é a melhor escolha .
COMUNICANDO AS BOAS NOVAS  A UM  ESCOLHIDO (At 9:13-22 [NTLH])

A palavra tem nos falado muito sobre chamados e escolhidos . Como homens e mulheres de Deus , temos  que analisar nossa participação não somente em nosso chamado , mas no processo de outros que são chamados e que precisam ter um encontro com Deus para mudança do mundo em que vivemos e cumprimento do propósito de Deus para Igreja .
Nisso nos surge uma duvida ...
O que sentimos quando Deus nos convida a chamar um daqueles que é “um escolhido dEle” .Ananias passou por essa experiência , e baseado na experiência dele vemos que existem momentos em que “entender a ordem de Deus vem depois de obedece-la .”
I.                   Nisso vemos que o primeiro passo a dar quando  somos desafiados  a chamar alguém para o reino é  OBEDECER MESMO QUANDO AS EVIDENCIAS APONTAM, PARA A DUVIDA!
Vejam abaixo a experiência de um homem que passou por um situação relacionada a essa verdade .
10-Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: — Ananias! Ele respondeu: — Aqui estou, Senhor!
11- E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando
12- e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo.
13- Ananias respondeu: — Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que crêem no Senhor.
14- E agora ele veio aqui a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que te adoram. (At 9:10-14 [NTLH])

A.  É evidente que temos uma grande dificuldade em lidar com situações que fogem ao nosso controle , essa dificuldade na maioria das vezes tenta nos colocar em duvida ao crédito que devemos dar a uma ordem de Deus.
1.  Ananias passou por um momento semelhante quando Deus o ordenou que fosse ao encontro de Paulo , vejam o que Deus revela a Ananias .
a.   Paulo estava orando V.12
b.  Paulo  recebera uma visão de Deus que incluía Ananias na historia V.13
2.  Deus poderia dizer a Ananias que Paulo estava sem comer e sem beber a 3 dias , mas essa não era a intenção , Deus não tinha intenção de mostrar a fraqueza de Paulo , se ele estava cego ou não , Deus estava mostrando a Ananias que ele não precisava confiar a si próprio  o controle , pois estar no controle intensificava as dúvidas de Ananias e o distanciava de acreditar no controle de Deus.
3.  Após Deus explicitamente ter revelado a Ananias seus planos , Ananias ainda argumenta usando informações e opiniões alheias a despeito da verdade de Deus expressa , é o mesmo que Deus dizer: – Vai acontecer “isso” , e Ananias  responder: – Mas estão dizendo que vai acontecer “aquilo” .
B. Muito importante observarmos que todos nós passamos por momentos de dificuldades, medo , e até mesmo de duvidas como Ananias passou , porem o que fez a diferença não foram suas duvidas , medos ou a dificuldades e sim a obediência . Ananias creu na promessa de Deus para vida de Paulo onde a sua contribuição seria apenas com ANUNCIADOR DAS BOAS NOVAS A UM ESCOLHIDO ,conforme vemos  a seguir :-
Mas o Senhor disse a Ananias:Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel.
16- Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.
17- Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo. (At 9:15-17 [NTLH])


1.  Estamos diante de um desafio:- No dia 21 de agosto teremos o culto do amigo” ,um culto evangelístico , e talvez ao ouvir  Deus te dizendo :-Vá e traga aqueles que escolhi para trabalhar pra mim você tenha  lhe dado as seguintes resposta .
a-  Senhor essas pessoas são perigosas elas não merecem;
b-  Senhor eles dizem mal dos crentes ;
c-  Senhor o povo fala mal dessa gente .

2.  Porem fique sabendo que a resposta de Deus é uma só, e é a mesma que ele disse a Ananias .
Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel. (At 9:15 [NTLH])

3.  Nisso o que faz  a grande diferença é a sua atitude , assim como a atitude de Ananias ao obedecer mesmo sem entender , fez a diferença .


II.                 O segundo passo a darmos  que nos afronta nessa hora é RECONHECER QUE SOMENTE A VONTADE DE DEUS É CAPAZ DE DAR CONTINUIDADE AOS SEUS PLANOS! 
A.    Quando digo isso poderia resumir no seguinte .
1.    Os planos e sonhos são de Deus ;
2.    A vontade é de Deus ;
3.    Nos somos de Deus ;
4.    Os chamados e os escolhidos são de Deus.
5.    Tudo é de Deus, portanto a vontade dEle é fundamental para que seus planos continuem .
1.                Veja comigo como isso é claro na conversa entre Deus e Ananias .
Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel.
16- Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa. (At 9:15 – 16 [NTLH])

2.                Existe um espaço vago nesse versículo , e ele se refere justamente a quem Deus usaria para apresenta-Lo  a Saulo  , esse seria Ananias ,  Deus faz questão de mostrar a Ananias que era assim porque era da  vontade dEle que  fosse assim , Deus não precisava de Ananias , mas deu o privilégio a ele em participar de seus planos , Jesus já havia conversado com Saulo  , mas mesmo assim o conduziu a Ananias e quis que Ananias  fizesse parte de seus planos .

B.    E conosco será que é diferente ? Será que as vezes não é necessário  frustramos nossa vontade  para que a vontade de Deus permaneça , e faça cumprir Seus planos ?
1.    “Se existe algo mais difícil que extinguir minha vontade , é colocar a vontade de outra pessoa no lugar da minha” , confesso minha dificuldade nisso , e tenho exercitado essa mudança com todas as minhas forças pois  sei que não há como cumprir o propósito de Deus sem atravessar essa ponte que existe no caminho entre eu e seu reino .
Como Jesus nos ensinou
Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! (Mt 6:10 [NTLH])

2.  Veja bem , assim como Deus não precisava de Ananias para cumprir seus planos e mesmo assim foi da vontade dEle escolhe-lo para fazer parte daquela obra maravilhosa , Ele não precisava de mim e de você , mas nos escolheu para fazer parte da obra de redenção dEle para a humanidade .
Veja o que diz (1Pe 2:9 [NTLH])
Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. (1Pe 2:9 [NTLH])


III.      O Terceiro passo  que nos afronta , e que precisa ser superado , é o MEDO DE CORRER RISCO

A.    O medo de Ananias não era um medo comum , era algo sério a ser superado , era medo de morte ,  observem ...
A missão de Saulo
3-Porém Saulo se esforçava para acabar com a igreja. Ele ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os jogava na cadeia.
4- Aqueles que tinham sido espalhados anunciavam o evangelho por toda parte.(At 8:3-4 [NTLH])

1-Enquanto isso, Saulo não parava de ameaçar de morte os seguidores do Senhor Jesus. Ele foi falar com o Grande Sacerdote
2- e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco. Com esses documentos Saulo poderia prender e levar para Jerusalém os seguidores do Caminho do Senhor que moravam ali, tanto os homens como as mulheres.
(At 9:1-2 [NTLH])


E Ananias sabia disso pois questiona com Deus nos versículos 13 e 14
13- Ananias respondeu: — Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que crêem no Senhor.
14- E agora ele veio aqui a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que te adoram.
(At 9:13 [NTLH])

Porem mesmo tendo medo Ananias toma a atitude de supera-lo e crer que com Deus ele ainda estava mais seguro .

B.  Observem comigo ...
1.  “O medo é gerado pela insegurança , a única forma de aniquilar o medo é tendo segurança” , e foi isso mesmo que Ananias fez , ousou crer que obedecendo a Deus e crendo que Deus era quem estava no controle , não havia motivo para medo e sim para segurança .
Testemunho :- Quando criança somos pegos quase que constantemente pelo medo , é medo de escuro , medo do pai , medo da mãe , do menino encrenqueiro e mais forte da escola e até mesmo do “homem do saco” , eu em particular quando por volta dos meus 5 a 6 anos tinha muito medo da morte , a ponto de perder o sono e ficar orando me despedindo em minhas orações do papai da mamãe , como se não os fosse vê-los no dia seguinte , somente  venci esse medo quando entendi que minha segurança estava na vida e não na morte .

a.   Você deixa de ter medo de sua mãe ou pai somente quando eles são motivo de segurança pra você e não de insegurança .
b.  Você deixa de ter medo de seus professores ou amigos quando percebe que são motivos de segurança e não de insegurança pra você

c.  “Você deixa de ter medo de obedecer o que Deus quer quando acredita que a obediência a Deus é motivo de segurança para você .”

2.    Foi a atitude de Ananias , acreditar no propósito por inteiro e não naquilo que dizia respeito somente ao seu chamado .
15- Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel.
16-Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.
17- Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo. (At 9:15-17 [NTLH])


Após o ocorrido  pouco se houve falar sobre Ananias , mas Paulo é usado por Deus para levar o cristianismo para todo aquela região conforme profetizado em  Atos 1:8 , e para os não judeus conforme Atos 9:15

Vários estudiosos no assunto relatam Paulo como um homem essencial para difusão do evangelho no mundo até os dias de hoje , através de suas epistolas .

Para isso Deus precisou usar um homem , que eu poderia dizer “ficou nos bastidores” , mas que aceitou comunicar as boas novas a um escolhido de Deus .
Talvez você seja o Ananias em sua geração , e com certeza Deus o usará tremendamente se você  ...

1.  Decidir obedecer , mesmo quando a duvida bate a sua porta;

2.  Reconhecer a vontade de Deus na sua vida;

3.  Aceitar correr risco em prol da obra , crendo que a maior insegurança é estar  distante da vontade de Deus